Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2012

Do Patriarcal ao Convencional

   Antigamente as famílias eram compostas pelo regime patriarcal, onde o homem era o senhor, os anciões aconselhavam, as mulheres submissas, e as crianças recebiam educação da mãe e obtinham grande respeito. Hoje essa situação encontra-se muito diferente, as mulheres não possuem mais o papel submisso de seguir as ordens dos maridos e de apenas educar as crianças, os mais velhos, anciões, muitas vezes são considerados peso morto pela família, e são largados, sem receber nenhum respeito, e as crianças muitas vezes dominam os pais, são diversos os obstáculos que as famílias de hoje encontram, mesmo com o avanço atingido em certo ponto. 




    É evidente esse avanço no âmbito o qual a mulher conquistou seu espaço e seu poder, deixou a submissão para ingressar no mercado de trabalho, assim, sustentando a casa como os homens, deixou o papel de apenas educar seus filhos para ser um exemplo de independência. Os homens antes senhores, poderosos, na sociedade patriarcal, perderam parte de seu poder, e ganharam espaço na educação dos filhos e nos cuidados com a casa, que antes era papel da mulher, porém, os anciões que antes possuíam o papel de conselheiros perderam seu posto com a independência das crianças e adolescentes bastante precipitada, e são considerados na família como um fardo , que não tem utilidade e apenas traz despesas.  

   Muitas crianças hoje, possuem um domínio sobre os pais, sem nenhum respeito, esse obstáculo se dá pela ausência dos pais na vida da criança. Com a rotina trabalhista os pais possuem pouco tempo para os filhos, se encontram ausentes no desenvolvimento da criança, assim tornando-se ausentes também na educação, a independência da mulher no mercado de trabalho pode ser considerada um obstáculo perante a educação precária que as crianças de hoje tem em casa.



                                         
      Contudo, os pais devem estar atentos a educação que seus filhos recebem na escola ou babás quando não estão presentes em suas casas, e os anciões deveriam ainda possuir o papel de conselheiros e não de inúteis, pois foram úteis há muito tempo, contribuíram com o sustendo das casas. A nova família brasileira deve aplicar limites na sua vida, tanto social, profissional e afetiva, afim de superar os obstáculos presentes na estruturação de tal.

GB.

Tema proposto: 
Avanços e obstáculos da nova família brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário